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Whatsapp business para empresas, como usar?

Que o whatsapp é o canal mais popular do Brasil todo mundo sabe. São aproximadamente 100 milhões de pessoas utilizando a ferramenta que pertence a Mark Zuckerberg, CEO do Facebook.

Mas, já pensou usar essa ferramenta, antes vista como um canal exclusivamente pessoal, para os seus negócios? Ou seja, de forma profissional? Sim, isso é possível desde que o Whatsapp lançou, oficialmente, a versão Whatsapp Business em 2018 no Brasil. Agora as conversas com os clientes são mais fáceis e organizadas, você pode classificar, automatizar e responder de forma mais dinâmica.

O Whatsapp business trouxe muitas funcionalidades que ajudam no dia-a-dia da empresa. Vamos compartilhar algumas delas aqui com você. Após instalar essa nova versão da ferramenta no seu dispositivo móvel, lá na aba de configurações você já poderá observar algumas mudanças, como a possibilidade de:

– Informar seu endereço da loja física;

– Mostrar em qual categoria se encaixa seu trabalho;

– Descrever seus serviços prestados;

– Informar os horários de funcionamento;

– Deixar um e-mail para contato;

– E ainda, um dos mais importantes: o link para o seu site.

No whatsapp Business há também outra três funcionalidades excelentes para conversar com os clientes. A mensagem de ausência, mensagem de saudação e respostas rápidas.

A mensagem de ausência é importante em casos quando você não pode atender o cliente imediatamente. Ela já fará esse primeiro contato para não deixá-lo esperando muito tempo e você ainda pode aproveitar para fornecer algumas orientações do que fazer nesses casos, por exemplo, pedir a pessoa que entre em contato daqui a 30 minutos ou mesmo que telefone para a loja.

A mensagem de saudação é importante quando a pessoa salva seu número e entra em contato pela primeira vez. Mesmo que você não veja na hora, se configurou essa funcionalidade, uma mensagem sua será enviada explicando os próximos passos do contato. Essa função é ativada também quando a pessoa já está há 14 dias sem conversar com você, no próximo contato ela receberá novamente a mensagem (você pode sempre editá-la e deixá-la salva).

As respostas rápidas são um adianto de vida! Aqui você poderá deixar salvo todas as mensagens que precisa enviar diariamente em vez de ter que ficar digitando sempre a mesma informação ou resposta. Se você vende cursos ou produtos e precisa sempre informar valores, por exemplo, essa é uma ótima opção. Também se aplica em casos de ter que informar CNPJ, endereço, horário de funcionamento, endereço de site, mensagem de agradecimento etc.

E ainda não para por aí! No whatsapp Business é possível também colocar etiquetas. E qual a função delas?

As etiquetas irão organizar as conversas com seus clientes, será possível categorizar, por exemplo, em “pedidos abertos”, “pedidos finalizados”, “novos clientes”, “pagamento pendente” e por aí vai… ou ainda, “responder mais tarde”, “retornar ligação”, “mandar orçamento”, “buscar informação”…são infinitas possibilidades.

Assim, quando o cliente te enviar uma mensagem você poderá ir ao canto da tela, selecionar a ferramenta e aplicar uma etiqueta na mensagem enviada na categoria que desejar. No final do dia bastará você entrar na ferramenta etiqueta e todas as conversas e mensagem etiquetadas estarão ali reunidas de acordo com cada classificação.

Vamos falar agora sobre a última funcionalidade, o catálogo. Ah! Que mão na roda! No catálogo é possível exibir seus produtos e serviços. Dentro dessa ferramenta você consegue adicionar as imagens do que você vende e ainda o nome, o preço, a descrição, o link para compra e o código do item. Que tal? Assim, se você aluga salas, por exemplo, e algum cliente pede mais informações e fotos, bastará você entrar na função catálogo e enviar para ele a sala desejada com as informações completas, de forma rápida e organizada mostrando todo seu profissionalismo e credibilidade.

E para finalizar, uma dica importante! Lembre-se de fazer o backup antes de trocar a versão do whatsapp para o whatsapp Business para que as suas conversas fiquem salvas.

Depois de tantas dicas só nos resta desejar sucesso nas vendas!

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