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O QUE TEM DE NOVO E O QUE TEM DE NOVO PARA 2024?

8 Tendências do marketing Digital para 2024.

Como será o marketing do futuro? Segundo Martha Gabriel, em um mundo volátil, incerto, complexo e ambíguo (VUCA) não temos apenas um futuro, mas vários futuros possíveis.  A única certeza é que as mudanças estão cada vez mais rápidas e com certeza não vão desacelerar. 

Apesar disso, conseguimos apontar algumas tendências previstas para 2024 – tendências que não são necessariamente novidades. Observamos muita coisa que já existe e que agora está vindo com mais força e intensidade, como por exemplo a IA.

A inteligência artificial não é uma novidade, está há muitos anos sendo introduzida no nosso cotidiano e ficará cada vez mais presente na nossa vida. E a velha discussão se seremos substituídos por máquinas está cada vez mais ultrapassada. As IAs estão aí para melhorar nossa performance em todos os âmbitos. 

Então, depois deste apanhado geral, listamos aqui os TOP8 para tendências 2024. Vamos lá?  

1- Inteligência Artificial em alta, hoje em algoritmos das nossas redes sociais, nos assistentes de voz como a minha migue Alexa, reconhecimento facial dos aparelhos celulares, no chat gpt e robôs (como previu alguns filmes daqueles futuristas como Blade Runner, dá até medo) vai ganhar cada vez mais espaços na nossa vida e no marketing.  Desde as coisas mais simples do dia-a-dia quanto em processos complexos que estarão cada vez mais acessíveis.

2-  Pensamento crítico, que não é novidade, Martha Gabriel já bate nesta tecla há anos.  Principalmente diante do cenário em que as IAs estão cada vez mais presentes o pensamento crítico será o grande diferencial humano. Quem não souber otimizar e aprimorar o potencial das máquinas ficará obsoleto.

3 – “Ceticismo amável” é necessário. Observe, duvide de toda essa eficiência das novas tecnologias, mas saiba acolher, abra o coração. É preciso superar os vieses cognitivos, os erros sistemáticos de pensamento na interpretação de informações ao redor e que acabam afetando decisões e julgamentos.

4 – Marketing conversacional, aquela comunicação um-para-um, imediata, mano a mano, engajando leads no momento em que eles preferirem, sem ficar esperando pelo retorno da empresa. É isso que eles querem. Diminui o ciclo de venda, aprende mais a respeito dos clientes e cria experiência de compra mais humana.

5 – Consumidor segue reinando, é preciso conhecer cada vez mais o que desejam para pautar as estratégias. Aumento das vendas, conversão dos leads e melhoria da visibilidade passam necessariamente por aí.  

6 – Personalização do conteúdo, com a interação do público cada vez mais forte, é preciso cada vez mais entregar material autoral, relevante, que façam sentido e direcionado. Cerca 75% das pessoas esperam receber conteúdo personalizado, segundo pesquisa Google.

7 – Estratégia a partir da inteligência de dados, é um dos principais desafios do meio corporativo. Com o “data abundance”, monte volume de dados disponíveis crescendo, é de suma importância analisar de forma assertiva estas informações, para melhores insights. Contra dados não há argumentos.

8 – E por fim e não menos importante: Humanidade e sustentabilidade. Empresas acionam o poder das tecnologias a favor do bem-estar das pessoas, muito além de só o processo de vendas e consumismo. Philip Kotler, já dizia isso no livro “Marketing 5.0: Tecnologia para a humanidade”.  O Marketing verde focado em ações que beneficiem a proteção ambiental também é urgente. Afinal de contas, nosso planeta tá pedindo help, help!

E você, o que planeja agora para se adaptar ao próximo ano? Lembre-se como diria Albert Einstein: A medida da inteligência é a capacidade de mudar.

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